REFEITÓRIO TARAUACÁ

Projeto premiado no guia de sustentabilidade IAB-ONU

Localização

Tarauacá - Acre

Área

778,94 m²

CONCEITO

Tarauacá, localizada no estado do Acre, Brasil, parte da floresta Amazônica, possui população de 40 mil habitantes. Tem economia baseada na agricultura, pecuária, pesca, extrativismo de borracha e madeira, para exportação. Conta com pequenas indústrias de móveis e cerâmicas. O Instituto Federal do Acre é responsável por levar educação técnica ao local. O projeto em construção é o bloco de refeitório que deverá atender 600 alunos e a população local. A arquitetura busca aliar desenvolvimento tecnológico e conhecimento local criando assim um espaço importante e útil localmente.

A arquitetura típica é feita de casas elevadas do chão em função das inundações recorrentes. O novo refeitório busca se conectar à população através de uma imagem construtiva e material identificável localmente. A construção possui estrutura metálica aparente com pilares e vigas em seção duplo C soldados e treliças de cobertura. As chapas metálicas serão montadas em uma indústria local, distante 2 km do sitio e montadas diretamente no terreno com mão de obra local. O refeitório é composto de um grande salão com vistas livres para as belas visuais que o terreno possui. Foram previstas proteções solares com brises em madeira, para redução da insolação direta, produzidos localmente uma vez que a cidade possui tradição no uso da madeira. A cozinha será um bloco fechado com vedações em tijolos prensados no próprio terreno e pintados com tinta branca para redução da carga solar.

A nova infraestrutura funcionará para os estudantes do campus, mas também para a população através do hall aberto, sem vedações ou paredes. Desta forma, não será necessária climatização neste espaço que está localizado no eixo do bloco existente de salas de aula. Esse hall pode funcionar como um pequeno anfiteatro pois foi localizado contínuo aos locais de refeições. Estes locais possuem piso escalonado criando uma plataforma elevada do chão, assim, externamente, teremos a continuidade da vegetação local, ventilação cruzada e ainda espaços de convívio. As plataformas escalonadas podem ser utilizadas como cinema com projeções na parede da cozinha e as circulações em rampa estimulam visuais.