GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO

Conhecimento verticalizado

Localização

Cascavel/PR/Brasil

Área

6.001,39 m² - em obras

CONCEITO

Tradição pode ser entendida como um acervo pessoal e intransferível e o conceito de contemporâneo como uma qualidade do presente, do nosso tempo e futuro. Assim, buscamos unir toda a tradição da instituição com a contemporaneidade dos tempos atuais e futuros. O novo edifício para sede do Grande Oriente de São Paulo irá refletir em toda sua complexidade a história de bases sólidas da instituição em uma arquitetura inovativa e atual.

Elegemos as funções culturais para expressar para a sociedade o Grande oriente do século 21. Como um grande painel para a cidade as funções de Museu e Biblioteca ficarão junto à fachada da Rua São Joaquim, expressando assim, como uma vitrine cultural, valores importantes à sociedade.

O visitante ao adentrar a nova sede Gosp através de uma imponente escadaria frontal chega ao hall elevado (piano nobile). No hall, com pé direito duplo, posicionamos a loja Gosp como forma de já expor produtos da cultura maçônica. Neste espaço teremos visuais de um grande jardim localizado no nível da plenária. Além disso, os muros laterais serão em parede verde. Ainda no hall, conectamos visualmente, através de um prisma de vidro, a plenária. Assim, este espaço de congregação ganhará ainda mais imponência. Do hall poderá se acessar, após o controle, as plenárias ou o museu através de uma grande escada helicoidal. Ainda no hall teremos a recepção com mobiliário desenhado exclusivamente para a maçonaria.

De forma sequencial o visitante poderá acessar o museu através de uma passarela metálica. Nesta inserimos o timeline da instituição. Chegando ao museu, dispomos áreas de acervo permanente com layout flexível. A Biblioteca foi disposta na fachada frontal do edifício através de uma escadaria metálica. Na própria estrutura de sustentação da fachada frontal serão inseridas caixas (colmeias) em vidro jateado. Através de uma escadaria poderão ser acessados os livros. Também foi prevista sala de leitura específica. A junção do museu com biblioteca garantirá melhor funcionamento destas áreas além de possibilitar uma administração simples por um único funcionário.