EcoParque Itaipu 5.0 – 1° Lugar Concurso Nacional

Arquitetura e Natureza

CONCEITO

ECOSSISTEMAS DIGITAIS 5.0

ILHAS DIGITAIS

  1. Criando Atmosferas

O Eco Parque Itaipu será uma infraestrutura sensorial baseada em uma combinação entre arquitetura e paisagem através de espacialidades fluídas, sistemas digitais e sistemas ecológicos diversos, capazes de proporcionar experiências e atmosferas únicas.

  1. As ilhas digitais e físicas

O projeto parte da criação de ilhas em meio à água e vegetação. São pontos de uso intenso com diversas experiências físicas e digitais criando hotspots (termo da ecologia para áreas de máxima biodiversidade) interconectados por trilhas e passeios.

As ilhas foram criadas aproveitando as áreas sem vegetação do parque. Assim, o projeto mantém intactas os maciços arbóreos existentes.

Ilha 01

Composta pela alameda de acesso ao parque, exclusiva para pedestres a partir do Portal 01. Contará com uma cobertura para proteção solar dos pedestres e se configurará como uma grande praça em meio à água com piso sensorial, topografia líquida, bancos, bebedouros, pista de Skate, escalada e uma área para corridas de veículos aquáticos de controle remoto, além de possibilitar interações com o espelho d’água. A área será monitorada por drones que possam sobrevoar o parque e fornecer informações aos visitantes.

Ilha 02

Este espaço será composto pela recepção coberta e hall multiuso, bilheterias e torre 01. Atua como espaço de distribuição de fluxos e controle de atividades. Logo no início deste espaço, para quem vem da Ilha 01 pela grande alameda, o usuário será recepcionado por uma grande projeção tridimensional do indígena Jupirá.

A praça coberta poderá funcionar para eventos de maneira independente sem prejudicar o uso do parque. A Torre 01, em meio à água, será um elemento multiuso, atuado como observatório, leitura de condições meteorológicas, lazer, controle de drones e informações.

Ilha 03

Nesta ilha foram previstos os espaços comerciais em box modulados de 5×5 m,  o espaço de eventos, área administrativa, banheiros e vestiários. A arquitetura rodeada por uma grande lâmina de água e que serve como lazer, contemplação e eventos.

Ilha 04

A ilha 04 com água e mata possui espaço contiguo à ilha 03. Composta pela Praça do Ciclista com infraestrutura para o esporte, bicicletários, descanso e oficina. Ao lado do ambulatório, banheiros e vestiários. Devido ao grande número de visitantes no parque, de crianças a idosos, o ciclista possuirá acesso independente desde o portal 01 até o portal 04 e trilhas. Assim, não haverá conflitos de circulações e o visitante poderá usufruir das experiências desenhadas nas ilhas 01, 02 e 03 com total segurança. O ciclista que pretende usufruir do centro de visitantes poderá deixar sua bicicleta na praça do ciclista e também no portal 04.

Ilha 05

Espaço autista, conceituado a partir das mandalas sensoriais (VER PRANCHA 03), rodeado de vegetação e com possibilidade de “sentir” as espécies aromáticas, a natureza, o canto das aves, ou observação de borboletas.

Ilha 06

Rodeado de vegetação. Espaço e trilha Cardio.

Ilha 07

Espaço do passeio aéreo, rodeado de vegetação. As trilhas irão conectar estas ilhas, espaços de descanso, totens informativos, torre com balão meteorológico, locais para observação da fauna e flora.

Ilhas 08

Compostas das pequenas infraestruturas e sinalizações. Rodeado de vegetação. E conectadas pelas trilhas.

  1. Natureza e o usuário

A natureza estará presente para todos os usuários, seja de maneira física ou digital. O deficiente visual poderá explorar texturas de folhas, pisos (água, areia, pedrinhas redondas, seixos rolados), cheiros das plantas e sons dos pássaros. Através do celular em superfícies preparadas poderá acionar o canto das aves, ouvir a água caindo, ou seja, ouvir “os sons” da mata em pontos estratégicos.

O projeto prevê a total manutenção da mata existente, sem nenhuma retirada de espécies existentes. O desenho buscou se adaptar às condições vegetais presentes. Busca ainda possibilitar experiências simples e naturais como a sensação de frio ou calor, tocar em plantas. Isso aliado com possibilidades digitais como o uso de totens em braile com informações gerais.